Trilogia Thraw: Star Wars Herdeiro do Império
Star Wars: Herdeiro do império é o primeiro livro da Trilogia Thraw e antes de falar sobre a obra, cabe ressaltar o que Carl Von Clausewitz, militar do Reino da Prússia, falou sobre política e guerra: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, afinal, a guerra precisa de conhecimento dos objetivos, bem como o uso racional das forças empregadas, e isso passa pelos objetivos políticos estabelecidos.
Repensando toda a série Star Wars fiquei pensando sobre a ação dos políticos durante a tentativa de estabelecer, por meio das guerras, um governo central. E pensar sobre Star Wars: Herdeiro do Império – Trilogia Thraw foi pensar sobre a frase do famoso militar do Reino da Prússia.
Depois de cinco anos da batalha de Yavin e a derrota do império os rebeldes estão envoltos numa nova batalha. Organizar uma Nova República e pra isso ações políticas serão necessárias. Nessa obra senti que essas ações serão importantes.
Personagens antigos estão de volta tais como Luke Skywalker, Lando Calrissian, Chewbacca, Han Solo, Leia Organa e Mom Mothma. Novos são acrescidos e o que mais gostei foi o grão-almirante chamado Thraw que comandava o Destróier Estelar Quimera. Esse personagem foi construído de tal forma que sou capaz de dizer que ele é melhor que o Darth Vader.
Thraw é um personagem que é capaz de antecipar as ações militares de seus inimigos. Com muita frieza consegue redefinir algumas batalhas. A impressão que fiquei é que ele é uma mistura de Darth Vader e o Imperador Palpatine, dando um tom mais sinistro em suas decisões.
Humanóide de cor azul, cabelos negros e olhos vermelhos dão ao grão-almirante Thraw um aspecto sinistro. Sabe-se que o Império não era a favor a presença de não humanos em altos cargos militares, no entanto, o Imperador identificou no Thraw uma sagacidade capaz de antever as movimentações dos inimigos. Um estrategista militar capaz de impedir o avanço da aliança rebelde.
A trama é permeada por conspirações e alianças escusas capaz de colocar qualquer um dos lados em grandes problemas, afinal, as tramas políticas são tratadas assim dependendo dos objetivos.
A Criação do Livro
A ideia surgiu em meados de 1989 e Timothy Zahn teve que dar o melhor de si para não desapontar os fãs da saga Star Wars, afinal, era uma responsabilidade enorme em criar algo verdadeiramente real.
“(…)Não era simplesmente uma coisa com o nome ‘Star Wars’, mas algo que fosse real e verdadeiramente Star Wars. Eu teria de capturar o escopo e a essência do universo, os rostos e as vozes dos principais personagens; o ritmo e o compasso dos filmes. Os leitores teriam de ouvir as vozes de Mark Hamill, Carrie Fisher e Harisson Ford. Eles teriam de ouvir a música de John Williams em suas mentes. Se eu não pudesse fazer isso, não seria Star Wars. Seria ‘Uma Aventura de Dois Sujeitos chamados Han e Luke’. E seria um desperdício de tempo para todo mundo.” – Timothy Zahn.
O livro foi publicado em junho de 1991 alcançou sucesso esgotando-se nas primeiras semanas. No Brasil foi lançado em 1993 pela Editora BestSeller e mais tarde pela Editora Aleph com uma nova tradução e capa. É bom salientar que Star Wars Herdeiros do Império – Trilogia Thraw é considerado pelo fãs a verdadeira continuidade do universo Star Wars.
Opinião do livro
O livro me agradou muito pelos personagens criados principalmente o grão-almirante Thraw que possui uma estrutura psicológica capaz de colocar qualquer vilão de joelhos. Não posso esquecer dos personagens Jedi Mara Jade o contrabandista Talon Karrde e Corran Horn, um piloto Corelliano sensitivo à Força.
A tradução me deixou com a impressão de ser algo infanto-juvenil isso porque a minha expectativa era outra, no entanto, não comprometeu a qualidade do livro que tem muitos pontos favoráveis. A qualidade da capa e da divisão dos capítulos foi outro ponto que gostei muito. Estou ansioso pela leitura do próximo e saber as consequências dos planos do grão-almirante Thraw. Leitura Recomendada.
Entrevista de Adriano Fromer e Katharina Cotrim ao Site vejapontocom
Nota no Skoob
Autor: Timothy Zahn
Tradutor: Fábio Fernandes
ISBN: 9788576571988
Páginas: 472
Editora: Aleph
Nota Skoob:
Boa Leitura