Os Homens que não amavam as mulheres

oshomes Os Homens que não amavam as mulheres
“Os Homens que não amavam as mulheres” (Companhia das Letras, 2008, 524 páginas), do autor Stieg Larsson que trata do desaparecimento da jovem Harriet Vanger herdeira de um império da família Vanger. Com seu sumiço, Henrik Vanger, patriarca da família, busca incansavelmente encontra-lá.
Henrik contrata o jornalista Mikael Blomkvist para investigar esse mistério que o atormenta há muitos anos. Mikael, que foi condenado por difamação de um grande empresário, reluta, no entanto, acaba aceitando o desafio.
A contratação desse jornalista foi permeada por uma vasta investigação por uma empresa de segurança que teve como Lisbet Salander a investigadora. Lisbet Salander é um hacker introspectiva com grandes habilidades, bem como foi considerada incapaz civilmente por problemas causados na infância.
Ela possui um tutor que em troca de atividades sexuais devolve o dinheiro que ganha na empresa de segurança para seu sustento.
Esse livro possui várias camadas e trata de vários assuntos desde as atividades ilícitas das grandes corporações e a violência contra a mulher, infelizmente, tão comum mesmo em países de primeiro mundo.
É uma viagem fantástica que oferece a possibilidade de grandes reflexões sobre esses temas. Livro com uma linguagem gostosa e muito cativante.
Boa Leitura.