O Chamado de Cthulhu – H.P. Lovecraft

O Chamado de Cthulhu – H.P. Lovecraft

“De tão grandes poderes ou seres é perfeitamente possível que haja uma reminiscência…Uma reminiscência de um período remoto, quando…a consciência estava manifesta, talvez, em formas e contornos apagados desde antes da maré de avanço da humanidade…formas das quais a poesia e a lenda, sozinhas, tenham captado uma memória esparsa e as denominado de deuses, monstros, seres míticos de todos os tipos e espécies…”

Algerman Blackwood

Seguindo a vibe de terror hoje vou falar de H.P. Lovecraft um ícone do gênero e o conto que li foi O Chamado de Cthulhu um dos mais famosos. Para esse primeiro conto o terror psicológico é o pano de fundo para uma história sombria e misteriosa.

Tudo começa quando o tio-avô do narrador, George Gammell Angell, professor de idiomas semíticos morre misteriosamente sem deixar filhos, no entanto, deixou um testamento e uma caixa profundamente misteriosa.

11-150x150 O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

Ao abrir a misteriosa caixa encontrou um objeto de barro em baixo-relevo com aspectos incoerentes e sinistros. “Uma cabeça polpuda e cheia de tentáculos sobrepujou um corpo grotesco e escamoso com asas rudimentares.”

Na caixa, havia vários recortes de jornal e documentos de trabalho de investigação. “1925 – Sonho e trabalho dos sonhos de H.A. Wilcox”, “Narração do inspetor John R. Legrasse.”

O que torna essa obra intrigante é que fatos aparentemente isolados tinha uma conexão misteriosa e para isso conectá-las tornou-se importante para compreender esse mistério.

O sobrinho do professor de idiomas, intrigado com o objeto e recortes de jornal e pesquisas encontrados, começou uma intricada busca para conectar todas as peças desse misterioso quebra-cabeça e encontrou respostas nada agradáveis.

Descobre que quanto mais se aprende com os eventos as pessoas morrem misteriosamente e sem deixar pistas plausíveis. O que eventos aparentemente desconexos têm a ver com essas mortes?

Gostei bastante desse conto, havia muita descrição e me senti um participante na busca de respostas. Lovecraft usa o medo como uma força motriz para deixar esse conto cheio de horror.

Pelo pouco que li sobre H.P. Lovecraft percebi que ele era bastante pessimista e acredito que o período em que ele viveu favoreceu esse sentimento, afinal, a Primeira Guerra Mundial havia acabado há pouco tempo e uma crise econômica se desenhava e culminaria no crash da bolsa em 1929.

O fato é que ele retratou o seu pessimismo em seus contos e foi eficiente no seu propósito. Bebeu de uma fonte que favoreceu o seu amadurecimento enquanto escritor. Foi estudioso de Edgar Allan Poe confesso outro grande expoente do gênero literário.

O que gosto das literaturas de terror dos grandes nomes é o fato que o medo é trabalhado de uma forma que não precisa colocar cenas de mortes aleatórias como nos filmes que assistimos atualmente como, por exemplo, Jogos Mortais, filme que não sou fã.

O Chamado de Cthulhu inspirou jogos online, RPG, filmes e várias mídias que usam o gênero terror como elemento chave. Vale a pena ler esse conto. Recomendadíssimo.

Quem foi H.P. Lovecraft?

Howard Phillips Lovecraft nasceu no dia 20 de agosto de 1890 nos Estados Unidos e popularizou o gênero literário de terror com elementos fantásticos. Para H.P. Lovecraft o universo era hostil aos interesses do homem e suas obras deixam claro que as crenças e atividades humanas eram indiferentes.

Os seus trabalhos eram pessimistas, talvez, muito influenciados pelo momento em que vivia, afinal, a Primeira Guerra Mundial havia acabado há pouco tempo e uma crise econômica de grandes proporções estava preste a eclodir.

É considerado um dos escritores mais influentes do século XX e até hoje e Stephen King chamou Lovecraft de “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico.” Morreu no dia 15 de março de 1937.

Para baixar O Chamado de Cthulhu em PDF clique na imagem abaixo:

CHAMADO-CTHULHU-RPG-URBANO2-150x150 O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

O chamado de Cthulhu – HP Lovecraft

*

Capa

o-chamado-de-cthulhu O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

*

*

Título: O Chamado de Cthulhu

Autor: H.P. Lovecraft

ISBN: 9788577151165

Páginas: 166

Editora: Hedra

Nota Skoob: 4,3

*

*

*

Para saber mais visite Wikipedia e o Site Brasileiro  SiteLovecraft.

Boa Leitura.