Mr. Mercedes do escritor Stephen King

Mr. Mercedes – Stephen King

Finalmente o mestre King pousa aqui no blog e tudo por conta da indicação da Editora do Blog Literatura Policial Ana Paula Laux que indicou o Blog Estante do Wilson à Suma de Letras para resenhar Mr. Mercedes – Stephen King.

Uma baita responsabilidade, afinal, Stephen King é mestre na escrita e aliada a indicação de uma especialista em Literatura Policial torna o trabalho um desafio e tanto. Lançado em março de 2016 pela Editora Suma de Letras Mr. Mercedes do escritor Stephen King é o primeiro romance policial do mestre do terror e traz a trilogia do detetive Bill Hodges.

Sherlock-Holmes Mr. Mercedes do escritor Stephen KingO Gênero Romance Policial é caracterizado por uma estrutura narrativa que abarca o crime, investigação e a descoberta do criminoso com pitadas de elementos como medo, investigação, mistério, curiosidade entre outros. Por isso é um gênero de grande sucesso na literatura e tem como seu patrono Sherlock Holmes do escritor Arthur Conan Doyle.

Com todas as pitadas que o gênero possui King escreve uma narrativa policial cheia de elementos que promete muitas surpresas. Tudo começa quando pessoas em busca de vagas de emprego ficam numa fila na madrugada gélida de uma cidade dos Estados Unidos.

Mercedes-Benz-modelo-SL500 Mr. Mercedes do escritor Stephen KingNa esperança de dias melhores todos que estavam na fila procuravam por dias melhores, porém, algo mudaria o curso daquela esperança. Uma tragédia sem precedentes. Uma Mercedes-Benz modelo SL500 em alta velocidade invade aquele espaço de esperança e várias pessoas morrem de forma violenta sem encontrar o lugar ao sol.

Tenho certeza de que você fez “o melhor que pôde”, mas infelizmente (para você, não para mim) você falhou. Imagino que, se já houve um “bendito” que você quis pegar, Detetive Hodges, foi o homem que dirigiu deliberadamente para cima da multidão na fila para a Feira de Empregos no City Center no ano passado, matando oito e ferindo muitos mais.

 

DNA da Obra

Stephen King escreveu seu primeiro romance policial e não deixou nada a desejar de outros escritores do gênero. Há todos os elementos que compõe uma boa literatura policial. King escreveu mais de 50 best selleres é um autor de grande sucesso no mundo literário.

Por isso não teve tantos problemas ao escrever essa narrativa policial. A boa literatura policial é aquela que prende você do início ao fim. Em busca de pistas e análises psicológicas dos personagens. Tudo isso você encontra em Mr. Mercedes- Stephen King.

Com a morte de oito pessoas que estavam numa fila por uma vaga de emprego temos o crime. Com a carta enviada pelo suposto assassino ao Detetive aposentado K. William Hodges temos o investigador. Todos os elementos que estruturam a narrativa policial.

No decurso de Mr. Mercedes – Stephen King dá pistas psicológicas sobre os personagens e aqui me atenho apenas dois, embora, os outros personagens são igualmente importantes na narrativa. O Detetive Hodges foi bem caracterizado. É um policial aposentado que fica assistindo a programas de TV engordando e com indícios de problemas psicológicos. Parece que não estava preparado para a aposentadoria.

Em relação ao Mr. Mercedes parece que sofreu abusos na infância. Não é uma pessoa sociável. Possui sub-empregos que apenas servem para passar o tempo e não tem desafios interessantes. O que o leva a cometer tantas mortes? É um personagem complexo que merece uma análise profunda.

A narrativa é fluída e os diálogos entre os personagens são condizentes com suas características. King constrói uma trama interessante que mantém uma coesão e tensão até o final. Em relação a diagramação a Editora Suma de Letras fez um trabalho excepcional. As letras são ótimas para a leitura.

A capa é fora de série e remete a muitos elementos da narrativa que ao final da leitura você será capaz de identificá-los. A expectativa para leitura dessa obra estava em alta principalmente por tratar-se do mestre Stephen King. A expectativa foi atingida e Mr. Mercedes – Stephen King é recomendadíssima.

 

Book Trailer

 

Capa

mr-mercedes Mr. Mercedes do escritor Stephen King

 

Título: Mr. Mercedes

Autor: Stephen King

ISBN: 9788556510020

Páginas: 393

Editora: Suma de Letras

Nota Skoob: 4,4

 

 

 

 

 

 

Comments

comments