A Metamorfose

O Super-homem derrotado

 

“A Metamorfose” (Editora Companhia das Letras, 2000, 104 páginas), do autor Franz Kafka traz a história de Gregor Samsa que é transformado em um inseto monstruoso.

 

Gregor Samsa assumiu a responsabilidade de cuidar da família o Senhor Samsa, Senhora Samsa e a irmã Grete. A família vive com muitas dificuldades financeiras e Gregor trabalha como caixeiro-viajante para custear as despesas da casa.

 

O Senhor Samsa, pai de Gregor, não consegue trabalhar mais, pois é aposentado e aparentemente acometido por alguma doença. A Senhora Samsa, mãe de Gregor, faz alguns serviços domésticos com muita dificuldade, pois é asmática o que impede de ter uma vida normal.

 

A irmã Grete sonha em ser violonista, no entanto, com poucos recursos que a família dispõe esse sonho fica distante.

Com todas as dificuldades, Gregor Samsa, assumiu a responsabilidade de dar uma vida melhor para essa família e trabalha muito, inclusive, possui uma rotina diária muito árdua. Não tem amigos, vive apenas de sonhos e quando chega a sua casa relembra os momentos difíceis vividos no trabalho.

 

Numa manhã ao acordar para ir ao trabalho sua vida toma contornos que mudariam sua vida para sempre. Percebe que se torna um inseto monstruoso e ciente que sua vida se transformaria para sempre não abre a porta de seu quarto tentando entender o que estava acontecendo.

 

A família percebendo que o Gregor perderia o trem para ir ao trabalho começa a chamá-lo e lembrá-lo que não poderia perder o trem, pois sofreria consequências em relação ao seu emprego.

 

Como não conseguem persuadi-lo a família chama um médico e um serralheiro, no entanto, misteriosamente a porta se abre e a família observa o horror a que Gregor se transformou.

 

A rotina dessa família muda completamente. A irmã Grete cuida do irmão como pode. A mãe sentindo repulsa se afasta. O pai tenta matá-lo, pois não consegue vê-lo como filho e Gregor percebe que não faz sentido lutar pela vida.

 

Sim caros leitores, esse livro apesar de ser curtinho tem uma crítica construtiva ao ideal de homem que carregamos até hoje e não estou falando de Nietsche e sim Franz Kafka, afinal, esse livro explora a solidão e os sentimentos de exclusão que Gregor sentiu quando se transformou.

 

A sociedade atual remete que os bens materiais são importantes para ser parte de um grupo social e quando você se sente impotente para seguir em frente por algum problema seja ele financeiro ou psicológico, você será excluído.

 

Portanto o livro é uma crítica da sociedade atual apesar da obra ser escrita em 1912. Você não pode ser aquilo que você tem e sim aquilo que você é. Pense nisso.

 

Notas do autor

 

Franz Kafka nasceu em 03/07/1883, era de origem judaica. Nasceu em Praga na atual Republica Tcheca. Seu pai era um grande empresário e era considerado egoísta e arrogante.

 

Foi impedido de cursar Filosofia pelo seu pai que deu duas alternativas para ele: Direito ou Química. Cursou Direito. Formou-se em 1906.

 

Kafka faleceu em 03/06/1924 por insuficiência respiratória e foi sepultado no New Jewish Cemetery.

 

Fontes de conhecimento

 

Wikipedia A Metamorfose

 

 

 

 

Livrocast

 

 

Boa Leitura