Lisbeth Salander em A Menina que Brincava com fogo

Lisbeth Salander a hacker mais famosa da Suécia

Olá amigos leitores, o ano de 2014 está acabando e um novo ano se anuncia cheio de esperança e novos livros para leitura. Como o ano não acabou hoje vou falar sobre A menina que brincava com fogo do escritor sueco Stieg Larsson que nos brinda novamente com a hacker mais famosa da Suécia, Lisbeth Salander.

Tudo começa com Lisbeth Salander aproveitando a grande soma em dinheiro que conseguiu no livro anterior, Os Homens que Não Amavam as Mulheres, resenhado aqui no blog. Utilizou o dinheiro para grandes viagens e conheceu belezas naturais de diversos lugares.

Usou esse tempo para várias reflexões e numa delas usou o Dimensions in Mathematics, manual de matemática em versão de bolso, para entender a lógica por trás de raciocínios e fórmulas complexas.

Num desses capítulos, que fascinou nossa protagonista, foi sobre Fermat e sua equação (x3 + y3 = z3). E tratando-se de Lisbeth Salander tudo parece loucura. E loucura é que acontece quando Salander retorna para Suécia. A partir daqui vou pular um pouquinho a história, pois há muita coisa e não vou tirar o brilho de algumas descobertas sobre nossa hacker.

 

fermat-400x251 Lisbeth Salander em A Menina que Brincava com fogo

 

Lisbeth Salander tem conhecimento de que o casal Dag Svensson e Mia Bergman tem um farto material sobre o tráfico de mulheres na Suécia e de uma rede complexa que envolve políticos, juízes, policiais e vários atores da sociedade.

Com faro aguçado ela vai até a casa de Dag e Mia para saber mais sobre esse material bombástico. Acontece que após algumas horas o jornalista Mikael Blomkvist vai até a casa do casal e os encontra mortos. A partir daí uma grande caçada começa e a principal suspeita, após descoberta a arma do crime, é a Lisbeth Salander. Será que Lisbeth Salander é a culpada? O que teria acontecido?

E tudo parece conspirar contra ela. Seu antigo tutor, Nils Bjurman aparece morto horas depois. Onde estará Lisbeth Salander? E qual motivo teria para mata-los? Vou parar por aqui e dizer que se trata de um livro maravilhoso cheio de mistérios e descobertas que fará sua opinião mudar em relação a nossa hacker.

É obvio que fiquei preocupado quando comecei a ler o segundo livro da trilogia Millenium já que é um livro extenso, no entanto, minha preocupação foi eliminada nas primeiras páginas. São várias descobertas que faz com que você não pare de ler. O desejo de querer mais fica latente. Quais motivos levaram a Lisbeth Salander ser considerada inapta para viver em sociedade?

A narrativa é veloz e a construção de cada personagem é única. Você consegue identificar cada detalhe de cada um, pois as descrições são bem feitas. A Lisbeth Salander é uma das protagonistas que mais gosto do mundo da literatura. É uma personagem confiante e independente. Alguns podem achá-la indefinida e sem rumo mas acho que ela sabe muito bem o que quer e é bem resolvida.

Bombástico_novo Lisbeth Salander em A Menina que Brincava com fogoA impressão que tive em relação a obra é que Stieg Larsson sabia exatamente como funciona na prática conseguir reportagens bombásticas. É como se ele tivesse algum treinamento especial para se safar de problemas sérios. Há quem diga que suas reportagens eram contundentes e atingiram pessoas importantes da sociedade sueca por isso sua morte é considerada suspeita e é permeada de muito mistério.

Infelizmente perdemos um grande escritor que pensava em publicar novas aventuras para Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. O fato é que sua escrita é envolvente do início ao fim. O livro é cheio de qualidades desde a capa até as letras do texto. A tradução está excelente já que a história fez muito sentido. Menciono isso, pois há traduções que deixam a história com várias lacunas. Leitura recomendadíssima.

 

Book Trailer do livro A Menina que Brincava com fogo

 

Trailer do Filme Sueco A Menina que Brincava com fogo

 

Lisbeth-Salander-em-A-Menina-que-Brincava-com-fogo-Stieg-Larsson Lisbeth Salander em A Menina que Brincava com fogo

 

 

Título: A menina que Brincava com fogo

Autor: Stieg Larsson

ISBN: 9788535916270

Páginas: 608

Editora: Editora Companhia das Letras

Nota Skoob: 4,6

 

 

 

 

Boa Leitura