INDICAÇÃO | Para entender a África atual leia Michela Wrong

Para entender a África atual leia Michela Wrong

A escritora britânica Michela Wrong ousou escrever três livros para trilhar um caminho para entender a África. Seus ensaios jornalísticos são na verdade thrillers com conteúdos permeado de dados e argumentos que oferecem ao leitor uma aula de história.

Os ambientes escolhidos para os livros foram Etiópia, Quênia e República Democrática do Congo, países, permeados por muito violência e democracias destruídas. Estes países têm históricos oriundos do período colonial e mais recentemente a Guerra Fria. Importante, salientar, que esses períodos não são justificativas para que os seus dirigentes cometam barbáries.

In the Footsteps of Mr. Kurtz: Living on the Brink of Disaster in the Congo ou Seguindo as pegadas do sr. Kutz: vivendo à beira do desastre no Congo traz a história de Mobutu Sese-Seko que é um ditador cuja permanência no poder, trinta anos, remete a um período de monarquia absolutista onde milhões de pessoas morreram.

I Didn’t Do It for You: How the World Betrayed a Small African Nation ou Não fiz por você: como o mundo traiu uma pequena nação africana traz as relações de duas nações africanas, Etiópia e Eritreia. Essa relação é permeada por guerras e a manutenção de regimes longevos. São frutos dessa relação o êxodo de eritreus para a Europa.

It’s Our Turn to Eat: The Story of a Kenyan Whistle-Blower ou É nossa vez de comer: a história de um queniano que denunciava essa obra traz as misérias da democracia do Quênia. As últimas eleições permeadas de suspeitas.

Para maiores informações a respeito dessas obras estão disponíveis no site da Michela Wrong. As publicações foram feitas em Espanhol pela Editora Oxfam Intermóm. Os livros não foram publicados no Brasil.

 

 

Via: El País

 

 

Comments

comments