Dom Casmurro – Machado de Assis

Machado-de-Assis Dom Casmurro - Machado de Assis“Dom Casmurro”  do autor Machado de Assis é um  livro fantástico cujo escritor é genial. A história é narrada em primeira pessoa e seu protagonista é Bento Santiago, mais tarde Dom Casmurro, que por meio de memórias resgatadas tenta unir duas pontas de sua vida, a sua mocidade e a sua velhice.

Durante esses dois pontos Bento Santiago começa um romance com Capitu, bem como vai para o seminário para cumprir uma promessa de sua mãe. O enredo é ambientado no Rio de Janeiro do segundo império.

A história começa com a explicação sobre a alcunha de Dom Casmurro cujo nome é o título do livro. Machado utilizou ferramentas literárias que faz dessa obra uma das mais importantes da literatura brasileira. Machado abusou da ironia e intertextualidade.

A obra machadiana recebeu inúmeros estudos sobre temas  como ciúme, a ambiguidade de Capitu, entre outras, bem como recebeu interpretações de outras mídias. É creditado a essa obra o início do modernismo, bem como influenciou importantes escritores como John Barth, Graciliano Ramos e Dalton Trevisan.

Minissérie exibida na Globo entre 9 e 13 de dezembro de 2008

É importante ressaltar que essa obra oferece inúmeras interpretações o que ocorreu desde seu lançamento. Na época em que foi lançado a análise era pautada apenas pela visão do marido traído.

Em meados da década de 1960 outra possibilidade foi instaurada, o foco foi pautado nos direitos das mulheres, legítimo, que assumiam um papel de maior importância no mundo. Enfim a narrativa de Machado de Assis possibilita isso.

O foco narrativo é em primeira pessoa e tenta ao longo da obra resgatar suas memórias. O tempo da narrativa é psicológico, pois o narrador fixa suas memórias nas experiências que marcaram a subjetividade. É um recurso chamado de impressionismo, recurso usado pelo escritor Marcel Proust.

A subjetividade da narração é uma ferramenta que Machado de Assis utilizou muito bem, pois favoreceu várias interpretações e boas discussões.

Enfim, Capitu traiu ou não???

Quer saber mais,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Casmurro

http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm08.pdf

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/dom-casmurro-analise-obra-machado-assis-698986.shtml

 

Boa Leitura.