Review: O Homem do Castelo Alto S01EP01 – Piloto

O Homem do Castelo Alto S01EP01

Olá amantes de séries. Tudo bem por aí? Vamos começar um novo projeto por aqui. Falaremos de algumas séries que acompanhamos e dando destaque para notícias e Reviews. E para começar com o pé direto O Homem do Castelo Alto S01EP01 será o nosso primeiro projeto.

A série produzida pela Amazon Studios tem nomes de peso que fará da série um sucesso.  Frank Spotnitz (Arquivo X) e Ridley Scott encabeçam essa super-produção. O primeiro episódio foi lançado no dia 15/01/2015 nos Estados Unidos e teve ótimos índices de audiência.

A série se passa nos Estados Unidos no ano 1962 após as potências do eixo terem vencido a guerra contra os aliados. Os Estados Unidos foi divido entre os Nazistas e o Império Japonês. Hitler domina a costa Leste e os Japoneses a Costa Oeste. A série é baseado no livro de mesmo nome O Homem do Castelo Alto  (The Man in the High Castle) do escritor Phillip K. Dick cuja resenha do livro passou por aqui.

 

Review:  O Homem do Castelo Alto S01EP01 – The New World (Spoilers)

Tudo começa quando um jovem está assistindo a um filme sobre a Guerra num cinema qualquer e um estranho entrega um bilhete que continha um endereço. O ano era 1962 e tudo ao redor lembrava ao Nazismo. Desde carros como o Fusca a símbolos Nazistas para todo os lados.

Joe Blake de 27 anos é o jovem do cinema. Vai numa metalúrgica em busca de emprego e lá encontra o Sr. Warren e entrega pra ele o tal bilhete. Sr. Warren estava muito desconfiado. Joe Blake era um espião Nazista? ou um membro da resistência?

Sr. Warren diz que lutou na guerra e viu vários de seus amigos serem destroçados e põe em dúvidas os interesses de Joe Blake que afirma não ser um espião. Segundo Joe ele quer fazer a coisa certa. Sr. Warren diz que ele vai para Canon City uma zona neutra com uma carga de máquinas de café. Sem muitas respostas e com várias perguntas recebe Benzedrina que o manterá acordado durante a noite.

Do outro lado da cidade uma Jovem chamada Juliana Crain é praticante de Aikido e tem uma meia-irmã chamada Trudy Walker. Trudy encontra Juliana e diz que encontrou um emprego. Encontrou uma razão para tudo, porém, parece que ela está em apuros. Algo não estava nos eixos.

Os instintos da Juliana estavam certos, pois ela encontrou a Trudy que a entrega uma bolsa e logo em seguida desaparece como se estivesse fugindo de alguma coisa. A confirmação veio logo após Juliana ouvir disparo de arma e quando vai ver o que aconteceu encontra sua meia-irmã caída no chão morta.

Juliana Crain assustada vai pra casa e descobre que na bolsa de Trudy há um rolo de filme que logo em seguida coloca para rodar. As cenas que assiste causa reações. Frank, seu namorado, chega em casa e também vê as imagens e Juliana diz que é um filme onde mostra a vitória dos aliados. Frank diz ser impossível. Frank disse que essa produção era do O Homem do Castelo Alto.

A Juliana acaba contando o que aconteceu com sua meia-irmã e Frank faz menção de ir à polícia, pois acha muito perigoso manter aquele filme em casa. Juliana prefere manter dessa forma e pede calma a seu namorado. Ela diz que vai resolver tudo. Ela encontra uma passagem para Canon City, a zona neutra, nas coisas de Trudy e vários pensamentos passam pela cabeça da jovem.

Frank sai para trabalhar e a sua namorada se arruma e com a bolsa da Trudy vai até a rodoviária no horário da viagem, as 10:30, e sem dúvidas segue viagem para Canon City em busca de respostas. Enquanto isso Joe Blake segue viagem para Canon City quando o pneu de seu caminhão estoura. Sem as ferramentas necessárias para a manutenção é ajudado por um policial que estava de serviço. Fica muito preocupado, afinal, quem é Joe Blake?

Outro personagem que aparece é o Senhor Nobosuke Tagomi, ministro do comércio, que está na embaixada Nazista discutindo os detalhes da visita do príncipe e da princesa japonesa nos Estados Japoneses do Pacífico. Sr. Tagomi prevê um futuro nada animador para a manutenção da paz entre os Nazistas e o Império Japonês. Com a ajuda do I Ching, uma espécie de oráculo, prevê a Escuridão.

Na prisão o Sr. Warren é torturado e identificado como líder da resistência do Norte. Obergruppenfüher John Smith quer respostas do líder da resistência e obriga os seus guardas que o torturem até obter as repostas que ele já sabia. A ideia é que o Sr. Warren morra e com o corpo todo mutilado mostre a resistência que ele não contou nada e continue com os seus planos.

Sr. Baynes, representante comercial da Suécia, chega nos Estados Japoneses do Pacífico para conversar com o Sr. Togomi e quando eles estão dentro do carro o ministro do comércio pede a identificação de Banes que na verdade é Capitão Rudolph Wegener do Reich. Sr. Banes está muito preocupado com o futuro, pois Hitler está muito doente e pode morrer a qualquer momento. Com a morte de Hitler a paz mundial está ameaçada e uma possível guerra pode abalar o mundo.

Com a morte de Trudy o inspetor de polícia Sr. Kido visita a casa de Frank e faz várias perguntas sobre a atividade da meia-irmã de Juliana. Frank não conta sobre o filme e diz ao policial que não conhece as atividades da Trudy e que Juliana não tem relações com qualquer atividade da meia-irmã.

Enfim Juliana chega em Canon City e esfomeada e sem dinheiro, afinal, foi roubada por uma mulher chamada Katie Owens, entra num restaurante. Após comer e satisfazer a fome diz ao dono que não tem dinheiro para pagar. Joe Blake que também havia chegado na cidade e que estava no restaurante diz ao dono do restaurante que irá pagar pela refeição de Juliana. Apesar da Juliana não aceitar o pagamento de um estranho ela acaba cedendo e conversando com Joe.

No final do episódio, Joe Blake liga para o  Obergruppenfüher (Patente Militar equivalente a Coronel-General) John Smith para passar um relatório sobre a possível missão que era responsável. Do outro lado o Inspetor Kido prende Frank e os envolvidos em atos de espionagens.  A série O Homem do Castelo Alto S01EP01 tem tudo para ser um sucesso aqui no Brasil. Esperamos que ela chegue logo pelas terras tupiniquins. Até lá vamos postar várias informações dessa série.

 

Análise O Homem do Castelo Alto S01EP01

O Homem do Castelo Alto S01EP01 foi episódio muito positivo e não entendi até agora o motivo dela não estar nas terras tupiniquins. O fato é que imaginar o eixo vitorioso no maior conflito militar da história da humanidade é uma tarefa nada fácil. O episódio mostrou detalhes interessantes como os símbolos Nazistas espalhados pela cidade de Nova York. Carros como o Fusca que é um modelo alemão. Soldados alemães espalhados pela cidade, enfim, uma dominação completa.

Nesse primeiro episódio ficou claro três personagens como protagonistas. A Juliana Crain, Joe Blake e o Ministro do Comércio Sr. Togomi. A impressão que ficou é que ambos tem algo em comum. Ainda não dá para fazer um perfil detalhado dos três, no entanto, podemos pensar em algo sucinto como Juliana Crain ser a mais engajada na causa da resistência. Joe Blake seria um agente duplo? E o Sr. Togomi ele quer descobrir uma arma de destruição em massa para ir a guerra ou se proteger dela?

No episódio O Homem do Castelo Alto S01EP01 ficou claro que há uma espécie de Guerra Fria entre a Alemanha Nazista e o Império Japonês. Por enquanto os conflitos estão sendo discutidos de forma diplomática. Até quando? Não se sabe. Não há pistas. Fiquem ligado e deixe nos comentários suas impressões sobre o episódio.

 

Trailer do episódio O Homem do Castelo Alto S01EP01

*

Nota

Série – The Man in the High Castle (O Homem do Castelo Alto);
Episódio Piloto;
Exibido em 15 Janeiro de 2015;
Título – The New World;
Duração 60 minutos;
Criador – Frank Spotnitz;
Direção – David Semel;
Produtor Executivo – Ridley Scott;
Rating no IMDB: 8,1;
Elenco – Alexa Davalos (Juliana Crain), Rupert Evans (Frank Frink), Luke Kleintank (Joe Blake).
*
Para assistir com legenda clique link abaixo:

O Homem do Castelo Alto S01EP01

 

Até mais.