Resenha Selva Brasil de Roberto de Sousa Causo

Selva Brasil

Você já imaginou uma forma de conhecer o seu em eu em outro mundo? Selva Brasil possibilita essa imaginação, afinal, não custa nada e pelo que se sabe alguns países tentaram criar máquinas capazes abrir portais aos estilo Star Gate.

Selva Brasil do escritor Roberto de Sousa Causo traz um Brasil em guerra nas suas fronteiras e o exército brasileira irá enfrentar muitos desafios. A partir da invasão das Guianas Francesas e Holandesas o país tropical enfrentará os interesses de Inglaterra, Holanda e França de um lado e Estados Unidos de Outro.

Quando Jânio Quadros planejou essa invasão ele imaginou que os países sul americanos e os Estados Unidos defenderiam os objetivos brasileiros, porém, o que se viu foi o Brasil enfrentando as potências militares em plena amazônia.

E se além dos desafios militares os soldados brasileiros encontrassem uma máquina capaz de transpor outras dimensões, outras épocas e soubesse que o futuro alternativo fosse totalmente diferente do que você conhece. O que você faria?

DNA da Obra Selva Brasil

Imaginar o encontro de duas realidades ou melhor um outro universo do qual você possa saber os rumos que foram tomados é qualquer coisa maluca. É como se você tivesse a chance de descobrir ou mudar o rumo de sua vida.

É o que propõe o escritor Roberto de Sousa Causo na obra Selva Brasil. Nessa obra ele utilizou um ambiente do qual ele conhece bem, afinal, serviu o exército de modo que vários termos utilizados na obra foram incluídos, aliás, tem um glossário que facilita o entendimento de muitos termos.

Uma das poucas críticas, aliás, a única é a linguagem dos personagens que ficou um pouco truncada, pois o personagem Causo, não é mera coincidência, utilizava uma linguagem muito coloquial e ao mesmo tempo uma linguagem formal de modo que ficou confuso para traçar o seu perfil.

Não é nada que impede a leitura é apenas um item que ficou confuso. Pode, inclusive, ser um recurso que linguístico que ele utilizou. O foco narrativo é em terceira pessoa recurso que gosto muito, pois você tem vários perfis psicológicos dos personagens para avaliar.

E por falar em personagens, o personagem Causo é bem determinado, objetivo e não se preocupa muito com as formalidades. Seria o perfil de nosso escritor?

 

Questão de opinião

O faz um livro ser de qualidade? Pra responder essa pergunta, que não é tão simples quanto parece, vou recorrer a minha experiência como leitor.

Sempre procuro ler prestando atenção aos detalhes históricos e a formação psicológica dos livros. É claro que nem todos isso fica claro, porém, procuro seguir esses princípios. Qual o motivo disso? O simples fato que escrever um livro não é tarefa fácil, o escritor faz uma intensa pesquisa para elaborar uma boa história.

Causo com certeza passou por essa estrada e realizou inúmeras pesquisas para incluir detalhes históricos na sua Ficção Científica. Jânio Quadros pensou invadir as Guianas? Pelo que pesquisei, sim. Vamos imaginar se isso tivesse acontecido. O que seria do Brasil?

Os detalhes técnicos do ambiente militar cujo glossário é interessante ler antes para facilitar a leitura. Tudo isso denota intensa pesquisa para alocar tudo isso e fazer do livro algo prazeroso para leitura.

A leitura é curtinha e rápida e numa tarde você consegue terminar o livro. Isso não significa que não tenha profundidade, aliás, a ficção científica é um gênero do qual há muito do que se pensar. É claro que suspender alguns paradigmas é fundamental para aproveitar melhor a leitura.

E é isso que você deve fazer ao ler Selva Brasil pra não achar que é coisa de maluco, pois pensar numa realidade alternativa ou num portal para outra dimensão é algo que já foi estudado e quem sabe não seja objeto de estudos atualmente.

 

Capa

capa-selva-brasil-roberto-de-sousa-causo

 

 

Título: Silva Brasil

Autor: Roberto de Sousa Causo

ISBN: 9788562942075

Páginas: 112

Editora: Draco

Nota Skoob: 3,8

 

 

  • Oii!
    Eu não conhecia o livro, mas já fiquei morrendo de vontade de ler. Gosto bastante de ficções que se passam no Brasil e com certeza esse vai entrar na minha lista. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

  • Olá Daniella,

    Seja bem-vinda ao blog Estante do Wilson. É um livro de ficção científica passado no Brasil. O ponto forte é exatamente isso, ou seja, utilizar um cenário do qual conhecemos. Roberto de Sousa Causo valorizou o cenário brasileiro com uma história envolvente.

    Obrigado pela visita.

    Wilson Brancaglioni