Polêmicas do Prêmio Hugo Awards

O que é o prêmio Hugo?

É um prêmio entregue anualmente para os melhores trabalhos de ficção científica e fantasias. O nome Hugo é em homenagem ao fundador da primeira revista de ficção científica Amazing Stories chamado Hugo Gernsback. Até meados de 1992 ficou conhecida como Science Fiction Achievement Award.

Os prêmios são organizados e entregues pelo World Science Fiction Society. A primeira vez que esse prêmio foi entregue foi no ano de 1953 e a partir de 1955 todos os anos foram premiados diversos trabalhos de ficção cientifica e fantasias.

O prêmio Prêmio Hugo já foi chamado de “uma das mais altas honrarias concedidas em fantasia ou ficção científica”. Normalmente as publicações vencedoras colocam o logo do prêmio para efeitos promocionais.

Não há regras para definir um trabalho em ficção científica ou fantasia a sua elegibilidade depende das pessoas que votam. Não existe um comitê organizador faz as escolhas. Os indicados ao Prêmio Hugo são escolhidos pelos membros da Word Science Fiction Convention, ou Worldcon.

As candidaturas iniciais ocorrem entre janeiro de março e a votação dos cinco indicados acontece entre abril e julho. Normalmente a Worldcon acontece em meados de setembro e são sediadas em uma cidade diferente ao redor do mundo.

A ideia de entregar um prêmio nas Worldcons foi de Harold Lynch em meados de 1953. O formato de foguete foi ideia de Jack McKnight e Bem Jason. A partir de 1984 o foguete foi formalmente remodelado.

 

Polêmica Hugo Awards – Sad Puppies

A diversidade chegou também nas Worldcons e não é para menos é uma tendência que acredito não ter mais volta, porém, alguns antigos participantes, ou melhor, os mais conservadores não entenderam o mundo atual.

Diante das diversidades o Prêmio Hugo abriu as portas para diversos escritores. As alas conservadoras não gostaram nem um pouco, por isso foi criada uma campanha chamada Sad Puppies por Brad R. Torgersen e Larry Correia que acreditam que a ficção científica tradicional esta acabando e está sendo influenciada de forma negativa por mulheres, pessoas de outras raças, etnias, enfim, que não fazem parte de um estereótipo criado por eles. Será??

E como funciona a premiação do Hugo Awards?

A elegibilidade da obra é feita por uma galera votante que influenciada por uma campanha como essa indica os participantes do Prêmio Hugo, ou seja, basta você ser membro do Worldcon e terá direito a votar por dois anos seguidos.

É óbvio que vários escritores se manifestaram contra toda essa campanha, afinal, para muitos deles foi uma deslealdade com o Prêmio Hugo e a diversidade. É bom salientar que a campanha não é ilegal, porém, desleal e não ter dado o direito à diversidade.

 

Clique no logo abaixo e conheça o Blog The Hugo Awards

hugo Polêmicas do Prêmio Hugo Awards

 

 

 

Quer saber mais sobre essa polêmica ouça o Podcast Anticast #178 os caras são excelentes. Clique no logo abaixo e ouça sem medo.

ANTICAST_POST2 Polêmicas do Prêmio Hugo Awards

Compartilhe sua opinião conosco. Haverá futuro para o Prêmio Hugo Awards sem as diversidades?

 

 

Comments

comments