O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle

O Planeta dos Macacos

A obra O Planeta dos Macacos foi imortalizado no cinema e muitos não conhecem que exista um livro. Sim caros amigos existe um livro e é considerado uma obra prima da ficção científica. Escrito pelo Pierre Boulle em 1963, ou seja, cinco anos antes da primeira versão do filme.

A história narra a aventura de Ulysse Mérou, jornalista, que junto com o professor Antelle, seu assistente Arthur Levain, além de Hector, o chimpanzé mascote vão explorar a galáxia numa nave que permite cultivar alimentos e voar para mundos muitos distantes. A viagem era apenas de ida, pois caso retornassem para a terra muitos anos teriam passado e muito de seus amigos e familiares não existiriam mais.

Após dois anos de viagem a nave encontra a estrela Betelgeuse. Há três planetas em órbita dessa estrela e os tripulantes decidem pousar em um deles. Lá eles encontram uma semelhança com a terra e partem numa exploração em busca de respostas.

O que eles não esperavam é a forma de vida dominante daquele planeta algo extremamente assustador considerando que a espécie dominada eram os seres humanos. Macacos usando roupas e andando como seres humanos era algo inimaginável, no entanto, não naquele planeta.

Eles acabaram sendo capturados e levados como animais selvagens para jaulas e ficaram sob observação de símios que os alimentavam como animais de zoológicos. Alguns eram levados para outras salas e provavelmente não tinham um final feliz.

O jornalista Ulysse Mérou foi separado dos seus amigos e ficou sob observação, pois tentava de todas as formas se comunicar com aqueles símios e acabou ganhando a simpatia de uma símia que aparentava ser uma cientista do local. Ficou em observação enquanto participava de alguns testes chamando muito a atenção dessa cientista. Vou parar por aqui e convidá-lo a ler esse livro que tem um final surpreendente e bem diferente do filme.

 

DNA da Obra

Do que se trata o livro O Planeta dos Macacos? É uma crítica a civilização? É uma crítica as práticas científicas envolvendo animais?

São tantas perguntas que vai depender de sua experiência de leitura e para isso não há uma resposta como verdade absoluta. Após alguns dias pensando do que se tratava o livro uma luz iluminou as minhas teorias e uma delas ficou clara a ponto de ser a tese que defenderei a partir de agora.

A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a humanidade, para tanto, algo que fere esses valores e princípios degradam uma sociedade. As pesquisas científicas estão numa linha tênue entre o que é certo e o que não é por isso muitas vezes as pesquisas científicas são questionadas e orientadas a seguir um código de ética.

Alguns defendem que sem ultrapassar essa linha tênue não há como obter avanços científicos e consequentemente acabar com várias doenças existentes. Não haveria outra forma de conseguir esses avanços sem desrespeitar os valores e princípios que norteiam os seres humanos?

Enfim, são assuntos que estão evidentes na obra, portanto, deixe suas impressões ou opiniões e compartilhe cultura.

 

Capa

 

 

 

 

Título: O Planeta dos Macacos

Autor: Pierre Boulle

ISBN: 9788576572138

Páginas: 216

Editora: Editora Aleph

Nota Skoob:  4,5