O Melhor Lugar da Estante | Nossa homenagem a Christopher Reeve

Christopher Reeve

No dia 10 de outubro do ano de 2004, o mundo se despedia de Christopher Reeve. Um dos atores mais icônicos da história do cinema mundial, nosso eterno Superman, ele não apenas interpretou um super herói nas telas de cinema, mas foi um verdadeiro herói também na vida real. Em 1995, Christopher sofreu um acidente que o deixou tetraplégico.

Ele que sempre foi um lutador, e que desde os 14 anos de idade já começava a perseguir seu sonho de ser ator, nunca desistiu. Depois do acidente, passou a dedicar sua vida à campanhas voltadas para pesquisas médicas, visando ajudar pessoas como ele, vítimas de paralisia, e criou a instituição Christopher Reeve Paralysis Foundation.

Em 1996, foi condecorado com a Ordem Bernardo O’Higgins, como reconhecimento à sua atuação em defesa dos atores chilenos durante a ditadura de Pinochet, e mais tarde, em 2003, recebeu o Prêmio Lasker.

Do alto dos seus 1,93 metros de altura, com seus irresistíveis olhos azuis, sua beleza perfeita exterior era apenas reflexo do espírito lindo que habitava dentro de si. Às vezes, nenhuma palavra pode ser mais triste que o ‘adeus’. Mas, vamos nos lembrar para sempre de como Christopher Reeve viveu, e a marca que ele deixou nesse mundo e nos nossos corações nunca irá se apagar.

Hoje, em sua edição especial, O Melhor Lugar da Estante homenageia Christopher Reeve, trazendo 3 filmes estrelados por ele, para relembrar seu talento e aliviar um pouco a saudade.

 

Janela Indiscreta (Rear Window)

Lançado em 1998 e dirigido por Jeff Bleckner, esse filme é uma refilmagem do clássico de Alfred Hitchcock, de 1954. Christopher Reeve interpreta o arquiteto Jason Kem, que, após ser vítima de um acidente de carro, fica quadriplégico.

Quando finalmente sai do hospital, depois de muitos meses, ele terá de se confrontar com sua nova situação, e enquanto tenta se adaptar, continua a trabalhar em casa. Com mais tempo livre, e aproveitando a visão privilegiada que seu apartamento lhe proporciona, Jason começa a cultivar o hábito de espionar os apartamentos próximos, ao redor do seu prédio, tornando-se um ‘voyeur’.

Ele passa a acompanhar a vida privada de um casal de vizinhos, e percebe que eles têm muitos problemas de convivência. Em certa ocasião, enquanto espia o casal, ele tem a vívida impressão de que o marido mata a mulher, sem que ele possa impedir, e quando ele denuncia o ocorrido à polícia, o caso acaba sendo dado por encerrado por falta de provas.

Agora, ele irá tentar reunir provas do crime, sem se dar conta de que isso o levará cada vez mais para perto do assassino. No elenco, Janela Indiscreta conta também com Daryl Hannah, (Kill Bill), Robert Forster (Jackie Brown), entre outros.

 

Sem Suspeita (Above Suspicion)

Um filme lançado em 1995, com direção de Steven Schachter. Em Sem Suspeita, Christopher Reeve é Dempsey Cain, um policial que está confinado em uma cadeira de rodas, depois de sofrer um acidente. Dempsey descobre que seu próprio irmão tem um caso com sua esposa, e que juntos, por dinheiro, os dois haviam arquitetado um plano para matá-lo.

Agora, ele vai empreender um plano mais engenhoso ainda, e dar vasão à sua fúria, trazendo uma inescapável e terrível vingança contra os traidores. Com Joe Mantegna (O Poderoso Chefão), e Kim Cattrall (Sex and the City), Sem Suspeita é um thriller sobre crime, com um suspense inteligente e envolvente, e um final surpreendente!

 

A Cidade dos Amaldiçoados (Village of the Damned) 

Lançado em 1995, com direção de John Carpenter. Em A Cidade dos Amaldiçoados, Christopher Reeve interpreta o Dr. Alan Chaffee, e esse seria seu último papel antes do acidente. O cenário ao fundo é a pequena cidade americana de Midwich.

Um estranho fenômeno se abate sobre esse vilarejo: sem explicação aparente, os habitantes locais simplesmente caem ao chão todos ao mesmo tempo, e continuam desmaiados durante as próximas 6 horas. A partir desse momento, quase todas as mulheres da localidade ficam grávidas simultaneamente, numa relação direta com o misterioso fenômeno.

A agente do governo Dra. Susan Verner (Kirstie Alley) é encarregada de dar às mulheres que aceitam continuar com a gravidez toda a assistência necessária. Nove meses depois, as crianças nascem perfeitas e saudáveis, e tudo parece normal, mas, com o passar dos anos, se torna evidente que esses seres de cabelo loiro platinado, comportamento robótico, e poderes telecinéticos estão longe de serem crianças humanas normais.

Agora, o Dr. Alan e a Dra. Susan unirão forças para deter essas criaturas, antes que elas consigam dominar o mundo, começando por Midwich.

O Melhor Lugar da Estante de hoje faz essa singela homenagem ao nosso amado e inesquecível Christopher Reeve. Foi maravilhoso relembrar alguns trabalhos desse eterno astro, esperamos que você, querido(a) leitor(a), também tenha apreciado esse momento.

Você quer ver algum assunto em destaque aqui no Melhor Lugar da Estante? Você tem alguma pergunta, sugestão ou curiosidade sobre o Estante do Wilson? Comente!

christopher-reeve