Terminator – O Exterminador do Futuro Editora DarkSide

Terminator

A Editora DarkSide lançou em 2015 uma edição limitada em livro da obra cinematográfica Terminator ou O Exterminador do Futuro do diretor James Cameron. Após 30 anos do filme ter sido lançado em 1984 continua uma referência no mundo cinematográfico e porque não científico.

Para pensar em Ficção Científica  as vezes é necessário suspender as crenças mais arraigadas que você possui, afinal, as teorias que envolvem esse gênero em alguns casos parecem absurdos de algum sonhador.

O fato é que esses sonhadores em muitos casos revelam o futuro, e numa espécie de exercício de futurologia não damos a devida atenção. E foi isso que aconteceu com James Cameron que dirigiu um filme que se tornou referência nos dias atuais, Terminator ou O Exterminador do Futuro.

Na esteira dessa obra de referência a DarkSide lançou a Novelização do filme que fez grande sucesso de bilheteria.

 

História

Tudo começa no ano de 1984 quando por meio de um portal o Exterminador surge para a sua caçada. De forma sistemática ele procura uma base de operações, armamentos e o mais importante, obter informações sobre a sua presa.

Do outro lado da cidade a única chance de Sara Conor escapar do Exterminador surge também por um portal um soldado calejado pela luta diária pela sobrevivência. E da mesma forma busca armamentos, transportes e informações sobre Sara Conor.

O Exterminador não tem todas as informações de seu alvo, por isso, segue um padrão de eliminação com vários nomes retirados de uma lista telefônica. Ele vai eliminando seus alvos de forma precisa, afinal, não há apenas uma Sara Conor.

A verdadeira Sara Conor trabalha numa lanchonete e não tem ideia que sua vida corre perigo e segue sua vida normal mesmo sabendo pela imprensa que uma mulher com o mesmo que o seu é morta violentamente.

Do outro lado da cidade o soldado misterioso busca informações de sua missão, proteger a Sara Conor. Ele também é sistemático e aos poucos vai buscando informações do ambiente e como cumprir a sua missão.

Vou parar por aqui e partir algumas considerações. O livro é muito fiel ao filme e para os fãs da obra cinematográfica valerá pela lembrança. Para aqueles que não conheciam o filme, é uma ótima oportunidade para o exercício de pensar como um filme de 1984 e agora novelizado pudesse concretizar algumas previsões.

 

DNA da Obra

A utilização de microchips com altíssima capacidade de armazenamento de informações ou a menção de uma rede de computadores altamente eficiente. Há tecnologias mencionadas que estão em desenvolvimento e que em breve serão realidades.

A leitura é fluída e o diálogo entre os personagens são condizentes com o período, aliás, deve ter sido um grande desafio para o tradutor trazer os diálogos da época para os dias atuais. Em relação a tradução tenho algumas ressalvas, pequenas, mas algumas.

No início e no final da obra senti algumas passagens truncadas sem coerência que foram salvas pelas lembranças do filme. O livro ampliou a participação dos personagens secundários do filme, porém, sem nenhum detalhe especial que fornecesse algo importante para a história.

A diagramação é de primeiríssima, aliás, é uma edição limitada com altíssima qualidade. A DarkSide sempre se destacando com os lançamentos de livros baseados em filme.

Para os fãs a leitura é obrigatória e para os não iniciados também, afinal, o filme é uma referência e é considerado pelo congresso americano uma obra de grande importância cultural, portanto, o livro segue na esteira dessa referência. Obra recomendada.

 

Capa

Capa Terminator

 

 

Título: O Exterminador do Futuro

Autor: Randall Frakes, Bill Wisher, James Cameron

ISBN: 9788566636413

Páginas: 334

Editora: DarkSide

Nota Skoob: 4,5

 

 

 

 

Trailer