O Andarilho das Sombras – Eduardo Kasse

O Andarilho das Sombras

O Andarilho das Sombras do escritor Eduardo Kasse é uma publicação da Editora Draco de 2012 e traz como história um andarilho que vaga pela Europa da idade média.

A narrativa é em primeira pessoa e se passa em dois tempos, divididos num tempo presente onde narra as andanças do renascido Harold Stonecross e num passado antes de se tornar um ser da noite.

E daquele dia em diante o Sol, outrora tão amado, passou a ser a minha maldição, a minha perdição.

Página 370

Durante a noite Harold Stonecross vaga pelas ruas escuras de uma Europa decadente em busca de seu alimento precioso, escolhe as vítimas de acordo com suas necessidades mantendo a atenção de suas vítimas pelo poder da persuasão. Sempre tem uma saída retórica para os mais variados problemas.

Diferente de outros personagens de outras obras, Stonecross se parece muito com o Drácula de Bram Stoker, ou seja, nada de poderes sobrenaturais. As vezes se parece muito com algum outro ser humano, exceto pela palidez de seu corpo, mas isso ele sempre explica dizendo que tem um problema de saúde grave.

Eu era apenas mais um vulto nas sombras, imperceptível, silencioso e isso proporcionava um sabor a mais no teatro do medo.

Página 15

Ele tem uma sina que carrega desde quando renasceu, o de nunca conseguir ficar com uma mulher amada e isso ele não consegue resolver. Ele se apaixona e ama várias vezes com muito fervor.

As mulheres que escolhe são sempre belas e muito sensuais, aliás, Eduardo Kasse insere na narrativa toques leves de erotismo sem extrapolar para o pornográfico.

Na outra parte da narrativa mostra um Stonecross aventureiro junto com seu fiel escudeiro que juntos vivem as dificuldades de uma Europa com muitos problemas.

Esse foi um outro ponto interessante da narrativa mostrar uma Europa da idade média com características destacadas como a falta de higiene dos personagens, falta de saneamento básico, doenças, poder da igreja, entre outros.

 

 

Antes do renascimento Harold Stonecross vive uma vida como outro qualquer, inclusive, se casa e têm dois filhos. É a partir daqui que a coisa começa ficar interessante e você descobre os motivos que o transformaram num ser da noite sedento por sangue.

É bom salientar que em nenhum momento ele é chamado de vampiro e sim um demônio que vaga em busca de terror.

 

DNA da obra

O Andarilho das Sombras faz parte de uma série chamada Tempos de Sangue ambientada entre os séculos X e XIII numa Europa decadente. Os outros títulos da série são:  Deuses EsquecidosGuerras Eternas e o O Despertar da Fúria.

 

 

Escrever uma narrativa cuja primeira pessoa é predominante não é fácil principalmente para manter a coesão e coerência. Eduardo Kasse conseguiu manter essas qualidades importantes e manteve um texto ser fluído, embora, penso que o livro não precisasse ter sido tão longo. O clímax da narrativa veio para salvar um texto que por ser longo estava se tornando monótono.

Os personagens foram bem construídos e as características de cada um é explicada de forma que você consegue imaginar o personagem e isso é o que torna a leitura prazerosa, o poder de imaginar os personagens e cenas do ambiente onde se passa a história.

Os diálogos estavam condizentes com os personagens. Pelos diálogos você percebe que os personagens são carentes de uma educação formal. Os diálogos dizem muito sobre as características de cada personagem, pois facilita o entendimento do caráter psicológico.

Outro ponto que já mencionei é o fato de não ser mais uma história de um vampiro com superpoderes, características marcantes de histórias infantojuvenis. Lembrou muito Drácula de Bram Stoker que aliás é uma obra que gosto muito.

Portanto, é um livro recomendado para aqueles que preferem uma história de horror, sim caros leitores uma verdadeira história de horror resgatado em O Andarilho das Sombras de Eduardo Kasse, afinal, uma boa história de horror com um demônio da noite fazia tempo que eu não lia, aliás, tenho a impressão que foi apenas Drácula de Bram Stoker. Vale a pena a leitura. Recomendadíssimo.

 

O Autor

Eduardo Kasse é escritor, editor e analista de conteúdo. Têm vários trabalhos publicados, além, de atuar com planejamento estratégico da informação e edição de textos e artigos para várias mídias. Para saber mais sobre o autor acesse a página Tempos de Sangue.

 

Capa

 

 

 

Título: O Andarilho das Sombras

Autor: Eduardo Kasse

ISBN: 9788562942600

Páginas: 384

Editora: Draco

Nota Skoob: 4,1