HQ O Rei de Amarelo da Editora Draco

HQ O Rei de Amarelo

Encontrei a HQ O Rei de Amarelo na Comic Con 2015 e fiquei surpreso com sua existência, afinal, imaginava os personagens da história e queria ter outro olhar e nada melhor que uma HQ ou melhor quadrinhos para dar essa sensação de horror que tive ao ler a obra. A capa é muito chamativa e o coloca na expectativa de histórias da mitologia amarela. A minha expectativa sobre os quadrinhos estava em níveis extratosféricos.

Antes de falar mais sobre as impressões que tive sobre a HQ O Rei de Amarelo vou falar um pouco como a ideia surgiu de lançar uma HQ de uma obra tão importante da literatura mundial, O Rei de Amarelo de Robert W. Chambers que foi resenhada aqui no blog duas vezes uma pela Editora Intrínseca e a outra pela Editora Clock Tower.

A ideia surgiu da Editora Draco que aproveitando a onda surgida na série True Detective decidiu lançar uma coletânea de histórias em quadrinhos baseadas no universo de Robert W. Chambers e para isso contou com a criatividade de vários artistas que foram escolhidos com muito critério. A ligação com o universo criado por Chambers era indispensável.

 

Trailer True Detective

 

Review da HQ O Rei de Amarelo

São oito histórias que traduzem a Mitologia do Rei de Amarelo, e um dos pontos fortes é que a criatividade em misturar a essência da obra criada por Chambers e novos elementos foi feita de uma forma tão brilhante que o preço pago valeu cada centavo.

Fantasmas na máquina: retrata a história de uma modelo que abusava das redes sociais para divulgar sua vida e misteriosamente é convidada para participar de uma rede social chamada Carcosa in. Arte e texto: Pedro Pedrada.  

A boneca: é a segunda história na qual um líder comunitário local recebe a visita de uma entidade maligna e é acometido por algumas confusões mentais. Texto: Tiago Zanetic e Arte: Lucas Chewie.

A Rainha de Amarelo: nessa história o protagonista é nada mais nada menos que Edgar Allan Poe e vários elementos da mitologia de Chambers são destacados. Texto: Mauricio R B Campos e Arte: Péricles Ianuch.

Maldita rotina: um advogado é destacado para cuidar da falência de uma empresa, um dos livros encontrados nessa empresa não pode ser lido, porém, a curiosidade do ser humano é maior e o tal administrador comete um erro gravíssimo. Texto: Airton Marinho e Arte: Marcos Caldas.

Caninos: Narra a história de duas jovens que são envolvidas numa espécie de ritual. Texto: Erik Avilez e Arte: André Freitas.

O Rei dos Ratos: A história se passa no porto de Santos em São Paulo e conta a história de um funcionário que é obrigado a investigar um misterioso navio atracado no porto. Lá ele encontra um diário de um artista e uma quantidade enorme de ratos. Texto: Tiago Rech e Arte: Victor Freundt.

Taxidermia anímica um ajudante de taxidermia tem o sonho de atuar numa peça teatral e não mais pertencer mais aquele lugar. O seu sonho se realiza, porém, não da maneira que gostaria. Texto: Rafael Levi e Arte: Samuel Bono.

Medíocre conta a história de um crítico literário que entra em contato com a mitologia amarela e dela só faz críticas contundentes e nada animadoras. O fim é inesperado. Arte e Texto: Raphael Salimena.

 

DNA da HQ O Rei de Amarelo

Quando eu comprei essa HQ esperava encontrar as histórias de Robert W. Chambers e o que acabei encontrando foi muito além das minhas expectativas. A Capa é maravilhosa, cheia de detalhes que remetem as histórias da mitologia amarela. Sou réu confesso que não resisti a capa. Fui arrebatado pela leitura e não me arrependi. Obra recomendada para os fãs da mitologia.

É claro que tive as minhas histórias preferidas, porém, como um todo a HQ O Rei de Amarelo cumpriu com o seu propósito de oferecer aos leitores aquela sensação de terror psicológico com uma pitada de modernidade. Os artistas foram na essência da mitologia. A arte foi maravilhosa e transmitiu a sensação de horror que só um fã consegue passar. Isso caros leitores, os artistas são fãs dessa mitologia e foram arrebatados, e o final, é essa verdadeira obra de arte que artistas brasileiros fizeram.

 

Capa

HQ O Rei de Amarelo

 

 

 

Organização: Raphael Fernandes
ISBN: 978-85-8243-154-2
Gênero: terror, suspense
Formato: 17cm x 24cm
Páginas: 164 (duotone)
Preço de capa: R$ 49,90(papel)

 

 

 

 

Boa leitura.