Corporate Zombies – Manual de Sobrevivência Corporativa

Ataque Corporate Zombies

“O objetivo aqui é deixar claro que um ambiente corporativo é pela natureza capitalista que tem , um conjunto caótico de metas vorazes e agressivas. Esse conjunto de metas é o arsenal que alimenta a guerra, que por sua vez propaga o vírus que afeta os mais fracos transformando-os em Corporate Zombies – CZ (Zombies Corporativos).”

 

O livro dos escritores Victor Sardinha e André Ferreira “Corporate Zombies” (Giostri Editora, 2014, 192 páginas) traz de forma caricata o ambiente corporativo comparada com Zombies infectados por um vírus letal.

 

Com a globalização os ambientes corporativos tornaram-se mais competitivos e para viver nesse ambiente você deve possuir uma infinidade de competências técnicas e comportamentais para sobreviver nesse mundo hostil.

 

É fato que há uma enorme lista bibliográfica que aborda como conseguir essas competências, bem como gurus explicando em sete passos como obter o sucesso profissional e financeiro nessa missão.

 

Algumas obras, inclusive, mais parecem textos litúrgicos do que propriamente um guia para navegar um águas tão turbulentas. O livro Corporate Zombies fugiu dos tradicionais textos motivadores que na minha opinião motiva apenas quem os escreveu, afinal, é uma fonte de ganhos estratosféricos.

 

A obra traz do universo Zombies as características de um infectado para o mundo corporativo. Há, inclusive, descrições engraçadas de cada tipo de Corporate Zombies, portanto, se você ver um na sua empresa não se engane eles existem.

 

Antes da possível contaminação os autores apresentam o ciclo de vida corporativo e descrevem a seguinte ordem: Nascimento, Amadurecimento, Evolução, Estagnação, Infecção, Zombieficação e finalmente a Morte ou Suicídio.

 

Eu gostei bastante do livro, pois ele aborda de forma direta e até cômica, sim cômica, pois a cada página que lia eu ria muito com as descrições e orientações que devemos seguir para evitar o contágio desses mortos-vivos.

 

Você já pensou em Don Corleone dando conselhos fundamentais da máfia para sobreviver num ambiente infectado, pois é, O Poderoso Chefão dá dicas de um verdadeiro capo.

 

 

“Um Zombie é um ser irracional que não tem vida, mas também não está morto. Essa criatura vaga sem rumo simplesmente com um único objetivo: se alimentar. É um estágio vegetativo que consiste em existir totalmente passivo em seu ambiente, sem função específica ou relação direta com a sociedade.”

 

Zombie-Vagando Corporate Zombies - Manual de Sobrevivência Corporativa

 

Ao terminar essa obra, alguns podem pensar que o livro é muito duro e em alguns aspectos eu concordo, no entanto, um livro de gestão que é contaminado pelo universo Zombie não podemos esperar outra coisa senão o que foi apresentado. Recomendadíssimo.

 

DNA do livro

Não conhecia a Giostri Editora e posso garantir que a edição Corporate Zombies foi bem produzida. As ilustrações retratam muito bem as explicações dada de cada personagem. A capa foi bem elaborada já que está alinhada com o universo Zombies. As letras das páginas são ideais para leitura.

 

Nota sobre os autores

Victor Sardinha é bacharel em Ciência da Computação e MBA em Gestão de projetos.

 André Ferreira é Advogado, Professor, Tradutor e escritor. Possui também Pós graduação em Business English.

 

Fontes de conhecimento

 

Página do livro clique na figura abaixo:

Book-Zombies Corporate Zombies - Manual de Sobrevivência Corporativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook dos autores clique na figura abaixo:

 

Facebook-Corporate-Zombies Corporate Zombies - Manual de Sobrevivência Corporativa

 

 

 

 

 

 

Programa Livrocast do Marcelo Zaniolo e Diego Lokow, Excelente, clique na figura abaixo:

 

LivroCast-044-Podcast-livro-corporate-zombies-manual-de-sobrevivencia-corporativa-victor-sardinha-andre-ferreira-topo Corporate Zombies - Manual de Sobrevivência Corporativa

 

 

 

 

 

 

Boa leitura.