Cantor e Compositor Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura 2016

Cantor e Compositor Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura

Em meio a discussões favoráveis ou não, o Prêmio máximo da Literatura Mundial foi permeado de várias dúvidas, afinal, Bob Dylan, cantor e compositor superou nomes importantes do meio literário em Estocolmo  na Suécia nessa quinta-feita (13) e venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2016.

Diferente de outros autores de ofício o cantor, ícone do meio musical, foi escolhido por criar novos estilos por conta de suas letras marcadas pelo lirismo. O cantor receberá cerca de de 8 milhões de coroas suecas que dá aproximadamente R$ 2,9 milhões.

De acordo com a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, Bob Dylan foi escolhido por apresentar novos conceitos poéticos alinhados com a tradição musical dos Estados Unidos. A carreira do cantor foi fortemente influenciada pelo estilo beatnik e poetas americanos modernos.

Questão de opinião

O fato do cantor Bob Dylan ter desbancado nomes como o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, o japonês Haruki Murakami e o poeta sírio Adonis causou um grande alvoroço nos meios literários, afinal, foi justo o cantor ter sido premiado?

Bob Dylan tem um vasto histórico com o meio literário desde publicações de livros como as letras que compôs e fez grande sucesso. Talvez por ser um grande ícone do meio musical causou ruído entre aqueles que preferem o conservadorismo, afinal, tudo que é novo causa estranheza e críticas vorazes.

É notório que suas composições fazem sucesso há muitos anos e que suas letras apresentam letras inteligentes e alinhadas com a arte, portanto, é uma forma de literatura diferente do conservadorismo de alguns que criticaram o prêmio.

 Via Conexão Literatura