Alien: Earth (2025) – A Série que prometeu respostas, mas deixou os fãs no vácuo cósmico
Quando Alien: Earth foi anunciada, o hype era imenso. A ideia de finalmente ver os…
Quando Alien: Earth foi anunciada, o hype era imenso. A ideia de finalmente ver os xenomorfos na Terra e, de quebra, amarrar as pontas soltas da franquia de 1979 parecia o sonho de qualquer fã da saga iniciada por Ridley Scott.Mas o que começou como uma promessa empolgante terminou como uma viagem frustrante — uma…
2073: Quando o futuro não é um alerta, mas uma sentença O cinema distópico sempre funcionou como um espelho torto do presente — exagerando tendências perigosas para nos alertar sobre o que pode vir. Mas o novo filme de Asif Kapadia, 2073, vai além. Ele não tenta prever um possível colapso: ele parte do princípio…
Eu, Robô – A Ética das Máquinas e os Limites da Humanidade Publicado em 1950, Eu, Robô é uma coletânea de contos escrita por Isaac Asimov, um dos nomes mais influentes da ficção científica do século XX. A obra reúne nove histórias interligadas por entrevistas com a robopsicóloga Dra. Susan Calvin, que atua como fio…
Monalisa Overdrive: Identidade, Realidade e a Última Jornada no Sprawl Publicado em 1988, Monalisa Overdrive é o terceiro volume da aclamada trilogia “Sprawl”, escrita por William Gibson, um dos maiores nomes da ficção científica cyberpunk. O livro retoma o universo distópico, tecnológico e sombrio que Gibson ajudou a popularizar, expandindo temas de identidade, realidade virtual…
Jules Verne e a Primeira Viagem à Lua: A Imaginação que Antecipou a Ciência Publicado em 1865, Da Terra à Lua é uma das obras mais visionárias do escritor francês Jules Verne, considerado um dos pais da ficção científica moderna. Neste romance, Verne antecipa com notável precisão vários aspectos da viagem espacial, quase um século…
Publicado em 1986, Count Zero é o segundo volume da Trilogia do Sprawl, de William Gibson, sequência direta de Neuromancer, e um marco da ficção científica cyberpunk. Com uma estrutura narrativa mais complexa e um mundo ainda mais fragmentado e tecnologicamente denso, o livro aprofunda o universo criado por Gibson, ampliando suas fronteiras e discutindo…
Publicado originalmente em 1968, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? é uma das obras mais emblemáticas da ficção científica do século XX. Escrito por Philip K. Dick, autor conhecido por suas reflexões sobre identidade, realidade e consciência, o livro se tornou ainda mais famoso por ter inspirado o filme Blade Runner (1982), dirigido por Ridley Scott….
O Jogo da Imitação – Decifrando Códigos e Preconceitos “O Jogo da Imitação” (The Imitation Game, 2014), dirigido por Morten Tyldum, é mais do que uma cinebiografia tradicional. O filme reconstrói com intensidade emocional e precisão dramática a vida de Alan Turing, matemático britânico considerado um dos pais da computação moderna e peça-chave na vitória…
O Espelho de Turing Quebrado A ficção científica nos preparou para cenários diversos envolvendo inteligência artificial (IA): robôs frios e lógicos, superinteligências oniscientes, máquinas assassinas. Mas poucos poderiam prever o que estamos vivendo hoje: IAs que não só pensam, mas parecem sentir — ou, pelo menos, se comunicam com uma empatia e persuasão que rivalizam…
Nova Teoria Sugere que Vivemos em uma Simulação A gravidade sempre foi considerada uma das forças fundamentais do universo. Desde que Isaac Newton a descreveu como a força que mantém a Lua em órbita da Terra e os planetas girando em torno do Sol, até Albert Einstein que a entendeu como uma curvatura do espaço-tempo,…