5 filmes de terror de baixo orçamento que irá te deixar com medo!

Olá caros visitantes da Estante do Wilson, meu nome é Hérick e a partir de agora irei trazer indicações, críticas, notícias e tudo relacionado ao cine fantástico para vocês! E para a minha estreia aqui no site estou trazendo 5 filmes de terror de baixíssimo orçamento que dão um banho em grandes produções do gênero e até revolucionaram e influenciaram a estética da maioria dos filmes que você já deve ter assistido.

O mercado cinematográfico para filmes com essa temática na maioria das vezes é muito injusto, o reflexo disso são as várias refilmagens produzidas por falta de incentivo e criatividade das produtoras, que optam sempre por tentar reformular uma fórmula antiga ao invés de investir em novas produções e dar a oportunidade para novos roteiristas e diretores, visando apenas o lucro e ficando em um ciclo vicioso cheio de clichês.

Por falta dessas oportunidades e incentivos, grandes diretores renomados surgiram através dos seus gastos pessoais para produzir os seus próprios filmes de terror, um exemplo bem claro disso é fenômeno “Atividade Paranormal”. Criado pelo Oren Peli, a ideia bem simples baseada em uma própria experiência pessoal do diretor o custou apenas 15 mil dólares e teve um retorno de 195 milhões de dólares, o tornando o filme mais rentável da história! Mas infelizmente nem todos tem a mesma sorte e algumas produções de filmes de terror acabam passando despercebidas, e por isso fiz essa seleção com 5 grandes filmes de terror que merecem muito serem vistos, e alguns são até obrigatórios.

Confiram Filmes de Terror!

5 – Dagon (2001)

Dagon é o terceiro e último filme da trilogia de adaptações e contos do H. P. Lovecraft dirigido pelo Stuard Gordon, nessa sequência temos uma produção simplória de apenas 4 milhões de dólares, que apesar de ser uma quantia até razoável é muito limitada perto dos seus famosos antecessores Re- Animator (1985) e Do Além (1986) que tiveram uma superprodução e uma qualidade técnica incrível. Apesar dos poucos recursos a atmosfera que o Gordon entrega é incrível, o filme todo é passado em uma ilha bem depressiva habitada por criaturas bem sombrias e mórbidas, e com certeza ira te deixar com calafrios! A originalidade é outro ponto positivo, o roteiro é bem criativo e totalmente diferente dos filmes comercializados, apesar das limitações temos um trabalho de maquiagem fenomenal e um ótimo Gore. Vale a pena conferir. Talvez seja uma das melhores adaptações do Lovecraft, e mais uma prova que não é necessário um grande orçamento para produzir um bom entretenimento.

4- Absentia (2011)

Outro filme com uma atmosfera lovecraftiana que merece ser visto. Absentia foi uma das maiores surpresas de filmes independentes que eu tive nos últimos anos. O primeiro longa do promissor Mike Flanagan teve um custo inferior a 70 mil dólares, é uma obra para ninguém botar defeito, pode até haver críticas com relação à parte técnica por não ter um dos melhores efeitos, mas o longa tem um suspense que vai aumentando gradativamente com elementos bizarros que te deixa petrificado em diversos momentos. A construção das cenas de uma forma bem simplória e calma faz o diferencial do filme, trazendo um clima mórbido e horripilante. Uma pérola que da um tapa de luvas em produções estimadas e mostra que uma boa direção que é o crucial para proporcionar medo.

3- A Noite dos Mortos – Vivos (1968)

Algumas pessoas devem estar se perguntando o porquê de um clássico absoluto como esse estar fazendo aqui… Infelizmente essa obra-prima criada pelo Romero é pouco conhecida pela nova geração, um exemplo disso é que uma grande parte dos fãs de TWD não conhece a maior referência da série, então quem ainda não conferiu e é fã desse subgênero já trate de achar uma maneira de assistir, é obrigatório! Com apenas 114 mil dólares, Romero criou o conceito dos zumbis em uma produção bem limitada com atores modestos e uma locação simplória para o seu talento, mas nenhuma dessas limitações tirou a qualidade da sua direção que explorou claustrofobia, tensão, e conceitos éticos humanos, mostrando uma outra perspectiva sobre os verdadeiros monstros da sociedade. Alem de criar um conceito e um novo subgênero, o cara ainda tocou na ferida sobre a realidade política da época que é tão atual. Acho que não preciso dizer mais nada para te convencer a assistir né?

2- Uma Noite Alucinante (1981)

The Evil Dead intitulado no Brasil como “Uma Noite Alucinante” é um filme dirigido pelo Sam Raimi com o orçamento de 350 mil dólares. O longa foi de um extremo impacto na época e foi consagrado por inserir uma nova formula aos filmes do gênero com um gore bem grotesco e violência explicita com truques de maquiagem e mágica teatral. O filme também foi responsável de lançar o talentoso Raimi ao mundo, a produção foi feita a com muito custo com recursos e ajuda de vários membros da equipe, o protagonista Ash (Bruce Campbell) foi um dos produtores que contribuiu para esse sonho ser realizado. Em 2013 foi lançado um reboot que fez muito sucesso com o título original “A Morte do Demônio”, mas infelizmente muitas pessoas ainda não conhecem o original que apesar dos poucos recursos e limitações da época consegue ser muito mais assustador e horripilante. O filme apresenta um Gore fantástico e uma ambientação de causar frio na espinha e ainda tem uma das cenas mais antológicas e assustadoras do cinema! Vai perder essa?

1 – Carnaval de Almas (1962)

Coloquei esse filme em primeiro lugar porque sei que pouquíssimas pessoas o conhecem e queria dar a verdadeira relevância que ele merece. Dirigido por Herk Harvey, Carnaval de Almas intitulado aqui no Brasil também com o nome “O Parque Macabro”, é um longa produzido com uns míseros 30 mil dólares, a produção do filme é tão amadora que o diretor teve até que fazer ponta como um dos fantasmas do longa. Mas apesar do amadorismo o filme tem uma qualidade incrível que foge totalmente do convencional, um exemplo disso é a trilha sonora fúnebre e a fotografia que é uma das maiores fontes de inspiração de todos os filmes com o mesmo enredo que iria surgir. A Noite dos Mortos – Vivos dirigido pelo Romero, por exemplo, tem uma grande influência nele, Terra dos Mortos é outro exemplo, e até mesmo o clássico contemporâneo o Sexto Sentido. Uma obra-prima injustiçada e pouco conhecida que consegue proporcionar medo e trazer o verdadeiro horror de uma forma psicológica e também sobrenatural. Uma verdadeira aula aos novatos que queira se ingressar nessa arte. Assistam filmes de terror!

 

 

  • Hérick Cartam,

    Primeiro parabenizá-lo pelo excelente post. Temos na cabeça que para um filme ser considerado de primeira linha os valores investidos é da ordem de muitos dígitos, porém, uma boa ideia não tem preço, por isso, filmes com baixo orçamento recheado com ideias originais e inteligentes fazem tanto sucesso entre os fãs. Sou fã de HP. Lovecraft e Absentia deve ser um daqueles filmes que colocam qualquer um em alerta total, afinal, é comum isso acontecer nas obras literárias. É claro que as mídias são diferentes e atende a diferentes públicos, porém, ter contato com a adaptação deve ser divertido ou melhor sinistro. Parabéns pelas indicações e pelo post que foi muito esclarecedor.

    Wilson Brancaglioni

  • Maga Cardoso

    Hérick, só tem filmaços na lista!!!
    A postagem ficou linda!

  • Arrasou Herick!!!
    Amo Carnival of Souls. Adorei o post!!!